sábado, 19 de janeiro de 2008

Por Martha Galrão


Não é só por minha culpa
que meus olham sempre encharcam
bebo em minha alma
o gosto do mar.

Minha mãe e minhas tias
a mim confiaram o legado
de carregar no rosto
águas ancestrais.

Contaram-me que minha avó
inundou uma xícara de lágrimas
para banhar os olhos cegos
de seu filho recém-nascido

Como mandou Nossa Senhora
também mãe,também Maria
em sonho abençoado.

O menino chorou, comovido
quando as águas salgadas de sua mãe

encharcaram seus olhos

porém continuou cego
e em pouco tempo morreu
a despeito da fé.

Minha avó até hoje chora
e apara suas lágrimas em xícaras
para molhar a minha voz,
de minha mãe e minhas tias.


Para a minha avó Mariazinha,
que com letras trêmulas escreveu
num cartão cheio de anjos:
Martha, seja sempre uma boa menina.

9 comentários:

Paulo D'Auria disse...

"...minha avó / inundou uma xícara de lágrimas / para banhar os olhos cegos / de seu filho recém-nascido"

Me lembrou minha própria avó e seus longos cabelos brancos lavados à beira do Rio Ribeira...

Ah, Martha, que coisa mais linda!
Assim você ainda mata a gente do coração!

Beijos

MARIAESCREVINHADORA disse...

Quanta doçura e quanto amor, Marthinha.
Você é, sempre será uma boa menina.
Beijos,

Conceição

José Calvino disse...

Marthinha, menina!
As lágrimas de Mariazinha funcionou bem. Vc realmente obedeceu com uma virtude do bom filho, e vem dando conta do recado. O espírito de Mariazinha deve estar muito contente...
Beijos do,
Calvino
Recife

Sérgio Luyz Rocha disse...

...também lembrei de minha avó e das lágrimas vertidas que quando criança não tinham explicação...
Lindos e comoventes versos...

Será um prazer lê-la outras vezes...

Até mais...

Adriano Caroso disse...

Lindo. Deu uma vontade louca de chorar. Não de tristeza mas de emoção. Fantástico!

Clóvis Campêlo disse...

"Vejo em ti fera contida,
uma pantera encurralada,
pronta, no meio da estrada,
a fugir da própria vida"
Martha, nem sempre Narciso gosta de espelhos.
From me to you.

SAMANTHA ABREU disse...

Fantástico.
me encheu os olhos d'água.

um beijo.

anjobaldio disse...

Lembranças boas.

Fabricio Fortes disse...

muito bonito.. embora triste. a fé tem também a peculiaridade de insistir, a despeito dos fatos..