domingo, 12 de abril de 2009

Tempo de reflexão, por Juliana Hollanda

Da série: Cicatrizes de mim
muitos objetos passaram pelas minhas mãos

tanto que se perdeu
tudo que já quebrou
tudo o que eu quis;
que já não quis

o que se partiu
e
até o que restou.

cadernos, blocos, post-it's, cartões postais, cartas amareladas, fotografias...
guardados.

gavetas. caixas. caixotes. lembranças.

muitas fazem falta. algumas já fizeram. preferia não ter vivido outras.

variedade de lugares
entranhas, frestas, estrados;
- espaços onde estão preservados: queridos e distantes.

os presentes, os "presentes" e os ausentes
os que nunca mais vi
os que ajudaram
e me geram lembranças boas

os que atrapalharam passagens
e meios de caminho

os que atravancaram estradas
os que inspiram saudade
os que me fazem rir;
os que me fazem chorar

ou que penteiam meus cabelos,
limpam minha maquiagem;
gostam dela borrada.

os que me cobrem quando tenho frio
os que gostam do mesmo que eu;
os que não gostam tanto.

os que respeitam minhas escolhas certas,
erradas

os que me deixam doer
ou
me fazem dançar

os que entendem minhas idiossincrasias,
perguntas,
respostas...

os que me tiram do chão
ou me deixam na dúvida

os que me enchem de asas e beijos;
abraços, anseios, vontades, carinho

foram muitos os cadernos,
blocos, álbuns de fotografia,
perfumes, sabonetes
e
cremes hidratantes
que chegaram ao fim.

muitas unhas quebradas,
olhos borrados,
lágrimas e gargalhadas

muitos sustos e surpresas.

hoje mulher,
ainda menina,
às vezes boba
sei que fiz,
realizei.
sou!

a maior parte de mim são cacos de vidro,
flores, asas, sorrisos,
palavras que ouvi.

a maior parte de mim
são tapas, tombos
e puxões de cabelo

vestidos cor de rosa,
calças rasgadas,
vinis arranhados,
cd's importados.

a maior parte de mim são os amigos que conquistei,
poemas que escrevi,
livros que li,
sonhos que realizei
e até o que eu ainda não fiz
não sei
não vi
não sou!

a maior parte de mim é tanto...
que agora,
enorme
preenchida por vozes
e passos de todos
sou tudo

cheia de tanto
e plena de tudo
acho
que amadureci.

Nenhum comentário: